quarta-feira, 1 de abril de 2015

Últimas notícias da horta: intolerância e apoio

Aqui, uma pequena parcela da biodiversidade de plantas úteis encontrada na Horta City
Lapa
Hoje cheguei à hortinha (vou todos os dias, confiro se está tudo em ordem, tiro lixo, folhas secas, uma lagartinha aqui, um pulgão ali..) e encontrei um homem ali olhando. Cumprimentei e perguntei se gostava da horta.  Descobri que é vizinho, mora há pouco tempo na rua que faz esquina com o espaço, e que veio de um quilombo em São Roque. Disse que era a coisa mais legal da rua a horta e que ele vai sempre ali para colher algum remédio, que no quilombo também havia uma horta comunitária. E foi falando: as folhas das contas de nossa-senhora usamos para diabetes, a malva faz um chá pra coceira de criança, a alfavaca a gente toma pra gripe, a babosa pra queimaduras etc. Disse que na semana passada teve uma gripe forte, veio à horta, colheu manjericão-cravo ou alfavacão, fez um chá e se curou. Contou que ele, como quilombola, sabe se curar só com ervas.  Fiquei feliz de saber que a horta lhe é útil. 

Para quem está chegando agora, saiba que a horta está em risco de desaparecer, em virar mato de novo. Por isto, fizemos um abaixo assinado de apoio. Se puder assinar, vamos agradecer eternamente. Pode passar para seus amigos, que também seria bom. Não é só uma questão de briga de vizinhos, mas assunto de intolerância, de respeito, de cidadania, uma discussão interessante para todo o Brasil, todo o planeta.  Nunca peço para ninguém compartilhar nada, mas acho que isto vale a pena. É simples de assinar. Clique e veja: 

https://www.change.org/p/jos%C3%A9-ant%C3%B4nio-queija-libera%C3%A7%C3%A3o-das-hortas-em-pra%C3%A7a?recruiter=101838135&utm_source=share_petition&utm_medium=email&utm_campaign=share_email_responsive

Para quem não tem a mínima ideia do que está acontecendo, recomendo a seguinte lista de leitura, começando pelo post do Come-se lá embaixo. Por último, a matéria que saiu ontem no G1. 

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/04/bairro-na-z-oeste-de-sp-ve-semente-da-discordia-em-horta-comunitaria.html
http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,nem-tudo-sao-flores,1659543
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/28/burocracia-e-discordia-ameacam-horta-comunitaria-na-zona-oeste-de-sp.htm

Em baixo, os links do blog em que conto como começou a discórdia. 
http://www.come-se.blogspot.com.br/2015/03/capim-santo-da-discordia-por-que-e-tao.html

CONVITE PARA O MUTIRÃO 

No dia 12, a partir das 11 horas, haverá mutirão na horta com tapioca de capim santo e chá de ervas. Estão todos convidados.  Traga luvas, chapéu, água e uma pazinha.

2 comentários:

  1. Sempre há discórdia. Infelizmente. Mas nada melhor que continuar tentando. Isso ajudará a mentar a horta e se possível, ajudar na convivência da vizinhança.

    ResponderExcluir
  2. esta horta comunitária ainda existe e/ou funciona ?

    ResponderExcluir